Foi realizado, entre os dias 7 e 9 de março, na sede do CNPq em Brasilia, um Workshop sobre a proposta de criação do Centro de Sintese de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos - SinBioSE.

 

A oficina intensiva de 3 dias contou com a participação de mais de 30 pesquisadores representantes de diversas instituições de pesquisa do pais, além de representantes dos ministérios, fundações, ONGs e FAPs. Também estiveram presentes cinco convidados internacionais, diretores de Centros de Síntese nos Estados Unidos (SESYNC), França (CESAB), Alemanha (iDiv) e Inglaterra (EOS).

 

 
SinBioSE
Fonte: CNPq
 

A ideia do SinBioSE foi concebida a partir de demandas e discussões surgidas a partir dos Programas PELD, SISBIOTA e PPBio.

 

O Comitê Científico do SinBioSE foi constituído por cinco pesquisadores, um de cada região do país, coordenadores de Programas PELD; SISBIOTA e PPBio: Mercedes Bustamante (UNB); Valério Pillar (UFRGS); Jean Paul Metzger (USP); Maria Tereza Piedade (UFPA); Marcelo Tabarelli (UFPE).

 

A proposta deste Centro será divulgado oficialmente pelo CNPq na próxima reunião da SBPC.

 

O SinBioSE representa uma importante iniciativa e grande oportunidade para a elaboração de sínteses integradoras de alto impacto científico e alcance aplicado para a sociedade, contextualizadas nos problemas ambientais brasileiros.

 

Vejam matéria completa divulgada no site do CNPq:

http://www.cnpq.br/web/guest/noticiasviews/-/journal_content/56_INSTANCE_a6MO/10157/6064830

 

Fomento

Vínculo