Em costões rochosos, a influência de ondas/ressacas/tempestades tem sido abordada considerando mudanças na composição da comunidade, na riqueza e diversidade de espécies, na influência relativa sobre a competição e predação, na ampliação da zona e respectivas faixas do entremarés e na dinâmica das “manchas” de organismos. Trabalhos que buscam entender efeitos de perturbações climáticas, como tempestades e sistemas frontais sobre associações bênticas em escalas temporais e regionais em regiões litorâneas têm sido estudados em nível mundial, mas na costa brasileira são escassos, principalmente no entremarés. Estudos regionais que considerem as conseqüências desses eventos são necessários, já que a dinâmica praial da costa brasileira pode ser regulada por fenômenos associados à passagem de frentes meteorológicas ou sistemas frontais.

 

 

Projetos

  • Comunidades epilíticas fitófilas como indicadores ambientais para a Baía da Ilha Grande, especialmente para a área de influência da Central Nuclear Almirante Álvaro Alberton (Resp.: Profa. Dra. Maria Teresa Menezes de Széchy - UFRJ)
  • Monitoramento dos costões rochosos da Ilha Velha, Baía da Babitonga, SC (Resp.: Profa. Dra. Katia Regina Sgrott Sauer Machado - UNIVILLE)
  • Monitoramento do ambiente costeiro da Área de Proteção Ambiental Estadual de Garatuba - PR (Resp.: Profa. Dra. Katia Regina Sgrott Sauer Machado - UNIVILLE)
  • Mudanças climáticas e seus efeitos em organismos bentônicos do entremarés rochoso na costa norte do Rio de janeiro e do Espirito Santo : variabilidade espaço-temporal a médio e longo prazo em diferentes escalas de organismo a comunidade (Resp.: Profa. Dra. Ilana Rosental Zalmon - UENF)
  • Fauna associada aos bancos de mexilhões dos costões rochosos de Santa Catarina (Resp.: Prof. Dr. Adriano Marenzi - UNIVALI)
  • Síntese e avaliação biológica de biocidas naturais, incorporados em matrizes de tintas, no combate da bioincrustação marinha na Bacia de Campos (Resp.: Prof. Dr. Edmilson José Maria - UENF)
  • Variabilidade espaço-temporal de comunidades bênticas sésseis do entremarés no sul do Brasil (Resp.: Simone S. Takeuchi e Prof. Dr. Rosana M. Rocha - UFPR)
  • Biomonitoramento da região intermareal dos costões rochosos do litoral centro e sul do Espírito Santo (Resp.: Daniela N. E. S. Soares e Prof. Dr. Rosana M Rocha - UFPR)

 

Fomento

Vínculo