imageimageimageimageimageimageimageimageimageimageimageimageimageimageimageimageimageimageimageimageimageimage
previous next

Recifes Coralinos

Os recifes coralinos estão entre os sistemas mais complexos e valorizados da costa marinha, juntamente com as florestas de manguezais, devido à variedade de bens e serviços que eles disponibilizam às populações costeiras adjacentes, bem como pelas suas contribuições regional e global. Dentre essas importantes contribuições estão a pesca e a extração de subsistência, as atividades turísticas e recreativas, a proteção da linha de costa e as atividades de pesquisa e educação, bem como a produção de alguns produtos farmacêuticos. Por séculos, populações de diversas ilhas tropicais ao redor do mundo, incluindo algumas áreas brasileiras, dependeram dos recursos provenientes recifes coralinos para sua subsistência. Os refices ocupam cerca de 0,02% da área oceânica e abrigam aproximadamente ¼ de todas as espécies marinhas.

Por outro lado, os recifes de corais estão entre os ecossistemas mais sensíveis aos efeitos do aquecimento global. Eles estão entre os ecossistemas da Terra mais ameaçados pelo aumento da temperatura. Quase todos os recifes já atingiram seu limite de temperatura máxima, e muitos já perderam grande parte de seus corais. Cerca de 30% a 40% dos recifes de coral do mundo já estão severamente degradados.

 

Equipe

Nome

Categoria

Instituição

This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Coordenador

Universidade Federal da Bahia - UFBA

This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Vice-Coordenador

Universidade Federal da Bahia - UFBA

 

Nucleador Regional Norte

 

 

Nucleador Regional Nordeste

 

 

Nucleador Regional Sudeste

 

 

Nucleador Regional Sul

 

 

 Projetos

  •  Investigação do funcionamento do ecossistema recifal da zona costeira do estado da Bahia e avaliação dos efeitos de ações antropogênicas e mudanças globais (Resp.: Profa. Dra. Zelinda Margarida A. N. Leão)
  • Relação espécie-área entre o coral bioinvasor Tubastrea tagusensis Wells 1982 e a carcinofauna associada (Biol. Natalia Matos de Menezes - UFBA)
  • Interações faunísticas nas comunidades coralíneas e ambientes recifais da Baía-de-Todos-os-Santos (Bahia) (Resp.: Profa. Dra. Elizabeth Gerardo Neves e Prof. Dr. Rodrigo Johnsson - UFBA)
  • Monitoramento da biodiversidade marinha e avaliação de impactos antrópicos e mudanças climáticas nas comunidades recifais do Parque Natural dos Corais, Armação de Buzios, RJ (Resp.: Prof. Dr. José Policarpo de Mendonça Neto - UFF)
  • Efeito da redução do pH e elevação da temperatura da água do mar sobre a meiofauna de recifes costeiros (Resp.: Prof. Dr. Paulo Jorge Parreira dos Santos - UFPE)
  • Biodiversidade dos ecossistemas recifais de Alagoas (Profa. Dra. Monica Dorigo Correia - UFAL)
  • Avaliação do estado de conservação das áreas recifais de Pirangi-RN – ecologia, manejo e restauração (Resp.: Prof. Dra. Tatina Silva Leite – UFRN)

 

 

Participantes