imageimageimageimageimageimageimageimageimageimageimageimageimageimageimageimageimageimageimageimageimageimage
previous next

Notícias

"III Workshop Brasileiro de Mudanças Climáticas em Zonas Costeiras” e “III Workshop da Rede de Monitoramento de Habitats Bentônicos Costeiros (ReBentos)”

 

"III Workshop Brasileiro de Mudanças Climáticas em Zonas Costeiras” e “III Workshop da Rede de Monitoramento de Habitats Bentônicos Costeiros (ReBentos)”

Foi realizado em Florianópolis (SC) o “III Workshop Brasileiro de Mudanças Climáticas em Zonas Costeiras” e da “Rede de Monitoramento de Habitats Bentônicos Costeiros (ReBentos)”, entre 10 e 12 de dezembro de 2013. O Workshop foi realizado no Centro de Eventos do Hotel Praiatur, Praia dos Ingleses.


O Workshop é uma realização conjunta da sub-rede Zonas Costeiras (rede CLIMA & INCT para Mudanças Climáticas), da ReBentos, do Instituto de Oceanografia da FURG e Instituto Oceanográfico da USP, com o apoio financeiro do CNPq, CAPES e FAPESP. Coordenado pelos pesquisadores Carlos Alberto Eiras Garcia, Margareth Copertino (IO-FURG) e Alexander Turra (IO-USP), o evento contou com uma equipe de logística e organização das instituições realizadoras (Leandra Dalmas, Paulo Roberto Votto e Marcia Denadai), além do apoio de alunos bolsistas do IO-FURG e da UFSC.
Cerca de 150 pessoas atenderam ao evento, entre professores universitários e pesquisadores de diversas instituições do país, técnicos de órgãos públicos (MMA, IBGE, ICMBIO) e estudantes de pós-graduação. Destaca-se a participação ativa de cinco convidados internacionais, palestrantes no evento: Tom Malone (University of Maryland, EUA), Tim Moltamann (IMOS, Australia), Colin Woodroffe (University of Wolongong, Australia), Libby Jewett (NOAA, EUA) e Steve Crooks (Environemtal Science Association, EUA).
A agenda do evento incluiu palestras, mesas redondas e apresentações em torno dos temas 1) Redes observacionais, 2) impactos da elevação do nível do mar e de eventos extremos, 3) acidificação, 4) seqüestro de carbono por ecossistemas costeiros, 5) integração físico-biológica na avaliação dos impactos de mudanças climáticas sobre os ecossistemas costeiros e 6) modelagem do clima e hidrologia em zonas costeiras.
As perspectivas futuras para as pesquisas em mudanças climáticas e para a continuidade da sub-rede Zonas Costeiras e da ReBentos foram discutidas no evento, dentro do contexto da continuação da Rede CLIMA e do INCT para Mudanças Climáticas.
Os resultados do III Workshop deverão ser divulgados no início de 2014, através de produtos e documentos elaborados por pesquisadores da sub-rede Zonas Costeiras e da ReBentos. Dentre estes destacam-se recomendações científicas e também políticas, focadas no estudo e conservação dos ecossistemas costeiros e seu patrimônio ambiental, frente aos cenários das mudanças climáticas e impactos antropogênicos diversos.
 
Maiores informações sobre a programação realizada no site do evento:

http://www.mudancasclimaticas.zonascosteiras.furg.br/workshop

 

Veja ainda matéria sobre o evento em:

http://www.institutocarbonobrasil.org.br/noticias6/noticia=735987