imageimageimageimageimageimageimageimageimageimageimageimageimageimageimageimageimageimageimageimageimageimage
previous next

III Workshop ReBentos - Florianópolis - Dez/2013

O III Workshop da Rede de Monitoramento de Habitats Bentônicos Costeiros (ReBentos), realizado de 09 a 12 de dezembro de 2013, no Hotel Praiatur, em Florianópolis-SC, integrou o III Workshop Brasileiro de Mudanças Climáticas e Zonas Costeiras, organizado pela Sub Rede Zonas Costeiras, da Rede Clima e INCT para Mudanças Climáticas.
O III Workshop Brasileiro de Mudanças Climáticas em Zonas Costeiras realizou uma avaliação dos cinco anos de projeto da sub-rede Zonas Costeiras. Com seu prazo de vigência com o INCT para Mudanças Climáticas encerrado em março/2014, a sub-rede Zonas Costeiras continuará com seus grupos de pesquisa e projetos, dando suporte científico ao fortalecimento de redes de monitoramento e observacionais (ReBentos, SiMCosta) e de projetos integrados como aqueles vinculados ao PELD e INCT´s. Para maiores informações sobre o evento, clique aqui.
O principal objetivo do III Workshop da Rede de Monitoramento de Habitats Bentônicos Costeiros (ReBentos) foi a integração do conhecimento das oceanografias física, química e geológica, voltado para os efeitos das Mudanças Climáticas, com o conhecimento biológico a ser produzido sobre o bentos marinho costeiro pela ReBentos.
A ReBentos participou da Mesa Redonda “Sistemas Observacionais dos Oceanos e Zonas Costeiras” com a apresentação “ReBentos – Potencialidades e dificuldades de uma rede de monitoramento de biodiversidade marinha”.
Também houve a Sessão Temática “ReBentos e Sub-Rede Zonas Costeiras: Oportunidades para pesquisas integradoras” cujo objetivo final era produzir um Plano de Ação Integrado, com propostas de projetos integrados entre as oceanografias física, química e geológica com a biológica.
Por fim, foram prestadas homenagens a duas importantes pesquisadoras da biodiversidade marinha no Brasil, vinculadas à ReBentos, falecidas em 2013. A Prof. Valéria Gomes Veloso, da UNIRIO, e Prof. Verônica da Fonseca Genevois, da UFPE.